A visita domiciliar “é uma técnica social, de natureza qualitativa, por meio da qual o profissional se debruça sobre a realidade social com a intenção de conhecê-la, descrevê-la, compreendê-la ou explicá-la. O seu diferencial em relação a outras técnicas é que tem por lócus o meio social, especialmente o lugar social mais privativo e que diz respeito ao território social do sujeito: a sua casa ou local de domicílio (que pode ser uma instituição social).” (AMARO, Sarita. Visita domiciliar: teoria e prática. Campinas, SP: Papel Social, 2014) Sobre a visita domiciliar, analise as afirmativas abaixo:
I – Deve haver racionalidade e planejamento na organização de uma visita. Desde o momento em que se projeta a visita até a sua efetivação, estamos planejando uma melhor aproximação da realidade do sujeito ou grupo que se pretende observar ou atender.
II – Programada a execução da visita, é fundamental que se defina com o sujeito a ser visitado se a data e o horário escolhidos lhe são favoráveis. As visitas “surpresa” são autorizadas nos casos em que o Assistente Social precisa fiscalizar determinada situação familiar.
III – O fato da visita ser realizada no domicílio em que se insere o indivíduo focal do atendimento, a singulariza como técnica e exige mais competência do profissional – pois tem de operar formal e profissionalmente no ambiente informal e cotidiano, próprio do sujeito. A visita domiciliar é um instrumento de trabalho privativo do Assistente Social, conforme Lei de Regulamentação da Profissão (Lei 8.662/1993).
Estão corretas: