“A visão que o europeu tinha a respeito dos índios era eurocêntrica. Os portugueses achavam-se superiores aos indígenas e, portanto, deveriam dominá-los e colocá-los ao seu serviço. Acultura indígena era considerada pelo europeu como sendo inferior e grosseira. Dentro desta visão, acreditavam que sua função era convertê-los ao cristianismo e fazer os índios seguirem a cultura europeia. Foi assim que, aos poucos, os índios foram perdendo sua cultura e também sua identidade”. (trabralho-redacao.blogspot.com)
Partindo do texto e considerando seus conhecimentos prévios sobre a questão indígena, assinale (V) para verdadeiro e (F) para falso.
( ) Os povos indígenas, no processo de aculturamento, que teve início em 1500, sofreram genocídio (extermínio físico) e entrocídio (destruição da própria cultura), passando a falar outra língua e a professar nova religião.
( ) Os índios do Brasil sobreviviam da venda dos produtos agrícolas que eles mesmo plantavam: feijão, milho, mandioca, etc.
( ) Dois padres católicos se destacaram no trabalho religioso de aculturação dos índios: Padre José de Anchieta e Padre Manoel da Nóbrega.
( ) Os grupos indígenas da Amazônia vivem ainda hoje, na sua formação original, sem influência da cultura ocidental.
( ) Os índios brasileiros foram subjugados pelos europeus que vieram colonizar o Brasil. Nos fazendas, eles se mostraram bons trabalhadores.
Marque a alternativa correta correspondente: