Questão
2024
FADENOR
Prefeitura Municipal de Pirapora (MG)
Engenheiro de Segurança do Trabalho (Pref Pirapora/MG)
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
vibraca-e-movimento9634e3d8d4
“A vibração é um movimento oscilatório de um corpo provocado por causa de forças desequilibradas de componentes rotativos e movimentos alternados de uma máquina ou equipamento. Se o corpo vibra, descreve um movimento oscilatório e periódico, envolvendo deslocamento num tempo. Teremos, então, envolvida no movimento, uma velocidade, aceleração e frequência. ” 

Referência: SALIBA, Tuffi Messias. Manual prático de avaliação e controle da vibração. 2 ed., LTr Editora, 2013. 

No que diz respeito à avaliação da exposição à vibração ocupacional e aos limites de tolerância estipulados pelo Anexo n.º 8 da Norma Regulamentadora n.º 15, assinale a alternativa CORRETA: 
A
De forma análoga aos limites de exposição ocupacional ao ruído, deve-se avaliar a dose equivalente de exposição em uma jornada de trabalho, sendo o limite de exposição para vibração de mãos e braços (VMB) e vibração de corpo inteiro (VCI) igual a 1. 
B
Para a vibração de corpo inteiro (VCI), os critérios estabelecidos pela norma estão relacionados com a aceleração resultante da exposição normalizada (AREN) e o valor de dose de vibração resultante (VDVR) 
C
O tempo adotado pela norma como limite de tolerância para a vibração de mãos e braços (VMB) é de 2 horas para vibrações de alta frequência (acima de 1000 hz) e aceleração superior à 5 m/s². 
D
Cabe ao perito indicado pela Delegacia Regional do Trabalho (DRT) avaliar de forma qualitativa a exposição, levando em conta as máquinas e equipamentos utilizados pelo trabalhador e indicando a percepção ou não do direito ao adicional de insalubridade de grau máximo. 
E
Não há distinção de limites de tolerância entre a vibração de mãos e braços (VMB) e a vibração de corpo inteiro (VCI), sendo adotado o valor global de 1,1 m/s².