Um ventilador, esquematizado na figura a seguir, deve ser adquirido para resfriar um gabinete cujas dimensões são 12 cm x 40 cm x 40 cm. Metade do volume do gabinete contém componentes e a outra metade é espaço com ar. Um orifício de 5 cm de diâmetro está disponível na parte traseira do gabinete para a instalação do ventilador que renovará o ar nos espaços vazios do gabinete a cada segundo. Pequenas unidades combinadas ventilador-motor com baixo consumo de energia estão disponíveis no mercado e sua eficiência é estimada em 30%.
Hipóteses: O escoamento é em regime permanente e incompressível; as perdas além daquelas devidas à ineficiência da unidade ventilador-motor são desprezíveis; o escoamento na saída é uniforme, exceto próximo ao centro (devido à esteira do ventilador); e o fator de correção da energia cinética na saída é de 1,10.
Propriedades: Densidade do ar 1,20 kg/m³. Nessas condições, o consumo em watts da unidade ventilador-motor a ser comprada e a diferença de pressão através do ventilador são, respectivamente,

