A variação do índice de refração atmosférico afeta o caminho de propagação da onda eletromagnética na troposfera. Nos cálculos de visada direta entre as estações de rádio comunicação operando nas faixas de VHF, UHF e SHF utilizamos o conceito de correção da curvatura da Terra por um fator K, obtendo o raio efetivo da Terra. Para a atmosfera padrão (definição da Comissão Internacional de Aeronavegação), chegamos a um valor médio para o fator de correção da curvatura da Terra K igual a 4/3 que corresponde ao raio efetivo da terra de cerca de 8500km.
Sobre esse tema, analise as afirmativas a seguir.
I. Na condição de atmosfera padrão, utilizando o conceito de raio efetivo da Terra, podemos considerar a terra plana para o cálculo do rádio enlace.
II. Na condição de atmosfera sub-padrão, obtemos um raio efetivo da terra menor que o raio correspondente à atmosfera padrão, com K<4/3.
III. Na condição de atmosfera super-padrão, o efeito da variação do índice de refração atmosférico favorece o aparecimento de ductos atmosféricos, com o comportamento similar a um guia de onda.
IV. Na condição de atmosfera padrão, o caminho da onda eletromagnética pela troposfera tende a se curvar para baixo, em direção à superfície da Terra.
Está correto apenas o que se afirma em