O uso do dicionário escolar em sala de aula
O dicionário é um livro escolar, não exatamente um livro didático a ser usado de forma seguida, e deve estar presente diariamente no ambiente pedagógico, estendendo-se às atividades de todas as disciplinas curriculares, da língua portuguesa à matemática, passando por história, geografia, ciências etc. A partir daí, pode-se transferir o conhecimento adquirido a outros contextos de consulta alfabética, como catálogo telefônico, índice de espetáculos num jornal etc. Maldonado (1998:28) enfatiza: “Pretende-se com ele [o dicionário] descobrir a existência de outro tipo de livros: os livros de consulta. Não são livros de leitura; não são tampouco livros didáticos; são livros utilizados como apoio, como fonte de informações. O dicionário é o livro com o qual mostramos ao aluno pela primeira vez que não tem como ficar em dúvida e que, sabendo consultar, sempre encontrará a resposta em um livro.” Por isso mesmo, ensinar como se emprega um dicionário, como se manuseia a obra requer um passo prévio: ensinar o que é e como é constituído um dicionário. (...) A importância do dicionário em sala de aula deriva também do fato de o professor não poder prever quais palavras serão objeto das dúvidas do aluno no futuro, mas pode acostumá-lo a procurar metodicamente as soluções para seus problemas de vocabulário, manuseando adequadamente o dicionário e selecionando as informações relevantes entre as inúmeras que ele traz, pois se sabe que a consulta ao dicionário na fase escolar vai além das questões de grafia, sinonímia e significação, uma vez que conduz a descobertas sobre a própria linguagem, sobre os modos de dizer ou não dizer, sobre as relações que as palavras podem estabelecer em determinados contextos. (...) No entanto, a despeito de todo o potencial de conhecimentos que um dicionário pode oferecer, a subutilização em sala de aula ainda é frequente, uma vez que os próprios professores não se sentem seguros para fazer uso sistemático do dicionário, provavelmente porque nunca foram treinados para tal tarefa.
(Patrícia Vieira Nunes Gomes. A aquisição lexical e uso do dicionário escolar em sala de aula. In: Dicionários escolares - políticas, formas & usos. São Paulo: Parábola Editorial, 2011, p. 145-146. Adaptado).
Analise o seguinte trecho: “os próprios professores não se sentem seguros para fazer uso sistemático do dicionário, provavelmente porque nunca foram treinados para tal tarefa”. O uso da palavra sublinhada produz um efeito de: