Ao se tratar de inclusão nas instituições de ensino em qualquer nível, modalidades ou etapas, públicas ou privadas, é necessário pensar em ambientes acessíveis e inclusivos. A acessibilidade deve ser garantida nas salas de aula, laboratórios, auditórios, bibliotecas, sala dos professores, secretarias, coordenação, áreas esportivas, refeitórios, banheiros, pátio, enfim, todo o ambiente escolar. Os recursos didático-pedagógicos que os alunos com deficiência visual precisam encontrar para garantir o seu acesso nas atividades escolares são:
Questão
2017
NCE UFRJ
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Tecnólogo em Comunicação - Acessibilidade (UFRJ)
tratar-inclusa7366fcf1a0
A
recursos eletrônicos de gravação, vocalizador, jogos e estratégias matemáticas que contribuam para a memorização através da revisão e síntese.
B
acesso à Língua Brasileira de Sinais (Libras), a dispositivos como adaptador bucal, mouse ocular e softwares para enriquecer o processo diferenciado de letramento de criança.
C
os tecnológicos, que possibilitem que pessoas com limitações visuais conquistem o passaporte de acesso ao mundo digital, como tecnologias adaptativas e o desenvolvimento de jogos que estimulem as capacidades e que comportem maior autonomia possível.
D
sinalização e comunicação no ambiente escolar; piso tátil de alerta junto a escadas e rampas; mobiliário, equipamentos e dispositivos de ajuda técnica (computadores com leitores de tela e ou ampliadores de tela, sistema braile de leitura e escrita).
E
alfabeto datilológico para o desenvolvimento da linguística, sistemas computadorizados de sinais (signofone), simuladores de mouse, sala de recursos, utilização de métodos terapêuticos de estimulação global, vídeos bilíngues e máscaras de teclado.