A transcrição é o processo que origina a formação da molécula de RNA a partir de uma fita de DNA. Esse processo, por uma questão explicativa, pode ser dividido, em três fases distintas: início, elongação ou alongamento, e término, como mostra a figura a seguir.



Considerando as três fases distintas do processo de transcrição, leia as afirmativas abaixo e depois marque a alternativa correta.
I. Início: É a fase em que ocorre reconhecimento da sequência específica do DNA a ser transcrita. As pontes de hidrogênio, que ligam as duas fitas de DNA entre si, se rompem, as fitas se separam e, nesse processo, só uma das duas fitas servirá como molde para a síntese do RNA.
II. Elongação ou alongamento: É a fase em que os nucleotídeos são incorporados à fita molde de DNA, permanecendo a outra fita inativa. Esses nucleotídeos apresentam-se livres no núcleo e ligam-se à fita molde de uma forma definida, porque as bases nitrogenadas são complementares e interligam obedecendo a seguinte sequência:

III. Término: É a fase em que a fita de RNA está pronta e se separa da fita molde de DNA, deslocando em direção ao citoplasma, onde ocorrerá a sua tradução (síntese de proteínas). Em seguida, as duas fitas de DNA se religam. Todo esse processo de afastamento e religação das duas fitas de DNA ocorre em função da ação da enzima RNA-polimerase, que se desloca sob a molécula de DNA durante o processo de transcrição.
Assinale