O texto seguinte é uma lenda. As lendas são narrativas de tradição oral, apresentam em suas histórias elementos fantásticos, misteriosos e sobrenaturais. Esta que você vai ler explica, de forma simbólica, como os indígenas veem a morte.
A LENDA DA VITÓRIA-RÉGIA
Os índios das tribos da Amazônia contavam que a Lua, todas as vezes que desaparecia por detrás das montanhas, escolhia uma jovem índia e a transformava em uma estrela, que passava a brilhar no céu.
Naiá, uma bela indígena, tinha um sonho: ser escolhida por Jaci (a Lua), para ser transformada em uma estrela cintilante. Todas as noites, ela caminhava pela floresta até o amanhecer e suplicava:
- Ó Jaci, eu desejo ser transformada em estrela. Por favor, me escolha!
Mas a Lua não ouvia os seus pedidos e ela se entristecia cada vez mais.
Uma noite, muito cansada de tanto andar, Naiá sentou-se à beira de um lago e viu a imagem da Lua refletida em suas águas. Atraída pela luz da Lua, a jovem atirou-se ao lago, desaparecendo...
Ela foi procurada por sua gente durante semanas inteiras, mas, para a tristeza de todos, não reapareceu. Jaci, então, com pena da jovem índia, transformou-a em uma belíssima flor, a vitória-régia, que só abre suas longas pétalas quando a luz da Lua ilumina o céu.
Fonte de Pesquisa: Estórias e Lendas da Amazônia.Série Antológica ilustrada do folclore brasileiro. São Paulo: Edigraf, 1963
No primeiro parágrafo, encontramos os verbos desaparecia e escolhia. A quem é atribuída essas ações na narrativa?