Os testes de subavaliação e superavaliação são técnicas utilizadas pelo auditor para avaliar se os valores refletem adequadamente a situação econômico-financeira da empresa. O teste de subavaliação é utilizado para verificar se o valor registrado é menor do que o valor real, enquanto o teste de superavaliação é utilizado para verificar se o valor registrado é maior do que o valor real.
No teste de superavaliação, o auditor escolhe a forma de rastrear o valor suspeito, desde os registros do livro-razão até os documentos comprobatórios dos lançamentos contábeis. Já o teste de subavaliação pode ser direcionado para testar passivos e ativos.
Neste contexto, analise a definição abaixo acerca de um teste específico utilizado pelo auditor para avaliação de subavaliação e, com base nela, assinale a alternativa correta:
“o auditor seleciona documentos criados quando transações são executadas e determina quais informações daqueles documentos encontram-se adequadamente registradas nos livros contábeis (diários e razões). A direção dos testes é dos documentos para os registros contábeis, refazendo o fluxo original dos dados do sistema contábil. Assim, constitui importante procedimento para obtenção de evidências relacionadas com afirmações de integridade. Sua eficácia aumenta quando o cliente utiliza documentos pré-numerados. (...) fornece evidência ascendente, inicialmente, para dispor do contexto econômico e teste de afirmações de integridade.”
A afirmação acima trata sobre: