Os testes sorológicos ou imunoensaios são técnicas para detectar e quantificar antígenos e anticorpos, ou outras substâncias que desempenhem o papel de antígeno no ensaio, como fármacos, hormônios, ácidos nucleicos, citocinas, receptores de células, etc. A respeito dos testes sorológicos, numerar a 2ª coluna de acordo com a 1ª e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
(1) Aglutinação.
(2) Imunofluorescência direta.
(3) Radioimunoensaio.
( ) É um dos métodos mais sensíveis para a análise quantitativa das reações antígeno-anticorpo, permitindo medidas rápidas e precisas; mesmo em preparações não purificadas, apresenta limiar de detecção da ordem de nanogramas ou picogramas.
( ) É empregado na pesquisa e na localização de antígenos em células ou tecidos, por meio de um anticorpo específico marcado com fluorocromo (conjugado).
( ) Caracteriza-se pela formação de agregados visíveis como resultado da interação de anticorpos específicos e partículas insolúveis que contêm determinantes antigênicos em sua superfície. Um exemplo é a tipagem de grupos sanguíneos do sistema ABO e Rh (antígenos específicos).