O teste de Jobe tem o objetivo de avaliar a ruptura do tendão do músculo supra-espinhoso, lesão do músculo supra-espinhoso ou neuropatia do nervo supraescapular. O teste é positivo quando há fraqueza ou dor (ou ambos) durante a resistência. A maneira CORRETA de realizar o teste é:
Questão
2018
Instituto EXCELÊNCIA
Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional
Fisioterapia em Osteopatia (CONFFITO)
teste-Jobe-tem477b898e03
A
Em DD, paciente com o braço em flexão de 45 graus, realiza força de abdução contra resistência do examinador.
B
Em DD, paciente com o braço em flexão de 150 graus, realiza força de abdução contra resistência do examinador.
C
Em pé, os braços do paciente são abduzidos 30 graus, em rotação neutra e o examinador fornece resistência à elevação. Os ombros do paciente, então são girados lateralmente e formando um ângulo a frente de 45 graus, de modo que o polegar do paciente esteja apontando para o teto no plano da escápula, o examinador oferece resistência a esse movimento.
D
Em pé, os braços do paciente são abduzidos 90 graus, em rotação neutra e o examinador fornece resistência à elevação. Os ombros do paciente, então são girados medialmente e formando um ângulo a frente de 30 graus, de modo que o polegar do paciente esteja apontando para o chão no plano da escápula, o examinador oferece resistência a esse movimento de elevação.
E
Em pé, os braços do paciente são abduzidos 30 graus, em rotação neutra e o examinador fornece resistência à elevação. Os ombros do paciente, então são girados medialmente e formando um ângulo a frente de 45 graus, de modo que o polegar do paciente esteja apontando para o chão no plano da escápula, o examinador oferece resistência a esse movimento.