O teste de Coombs ou prova da antiglobulina humana se refere a dois exames de sangue clínicos usados na hematologia e imunologia. Os dois testes de Coombs são: teste de Coombs direto e teste de Coombs indireto. Assim, é CORRETO afirmar:
Questão
2015
FAFIPA (UNESPAR)
Consórcio Intermunicipal de Saúde Costa Oeste do Paraná
Técnico em Laboratório (CISCOPAR)
teste-Coombs-ou-prova418c142c4c
A
O teste de Coombs contribui diretamente para o diagnóstico da anemia por deficiência de ferro, pois sua negatividade confirma que o anticorpo foi fixado in vivo à hemácia do paciente, auxiliando dessa forma o diagnóstico diferencial com outras anemias, como as causadas por estabilização da hemoglobina ou da estrutura da hemácia.
B
O teste de Coombs direto é um método que permite a identificação da presença de anticorpos fixados sobre as hemácias. Tecnicamente, baseia-se no fato de que os anticorpos que recobrem as hemácias podem ser identificados pela adição de anticorpos antigamaglobulina humana. Quando positivo, ou seja, indicando a presença de anticorpos aderidos às hemácias, formam-se pontes entre elas, levando ao fenômeno visível de aglutinação.
C
O teste de Coombs indireto permite a identificação de anticorpos antieritrocitários no sangue. É importante para a avaliação de gestantes Rh (+) (avaliação de sensibilização).
D
Como o teste de Coombs não é sensível, um resultado negativo exclui a presença de anticorpos ligados às hemácias.
E
A ocorrência de aglutinação e/ou de hemólise durante quaisquer das etapas indica a possibilidade da presença de antígenos irregulares.