Nos termos da redação dada pela Resolução CFC nº 1.282/10, em se tratando do Princípio do Registro pelo Valor Original, os efeitos da alteração do poder aquisitivo da moeda nacional devem ser reconhecidos nos registros contábeis mediante o ajustamento da expressão formal dos valores dos componentes patrimoniais. Assim sendo, são resultantes da adoção da atualização monetária, EXCETO:
Questão
2013
FUMARC
Tribunal de Justiça Militar de Minas Gerais
Técnico Judiciário - Especialidade Contador (TJM MG)
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
termos-redaca-dada57a95a4cd9
DESATUALIZADA
A
A moeda, embora aceita universalmente como medida de valor, não representa unidade constante em termos do poder aquisitivo.
B
A avaliação dos componentes patrimoniais deve ser feita com base nos valores de entrada, considerando-se como tais os resultantes do consenso com os agentes externos ou da imposição destes.
C
Para que a avaliação do patrimônio possa manter os valores das transações originais, é necessário atualizar sua expressão formal em moeda nacional, a fim de que permaneçam substantivamente corretos os valores dos componentes patrimoniais e, por consequência, o do Patrimônio Líquido.
D
A atualização monetária não representa nova avaliação, mas tão somente o ajustamento dos valores originais para determinada data, mediante a aplicação de indexadores ou outros elementos aptos a traduzir a variação do poder aquisitivo da moeda nacional em um dado período.