Questão
2014
UNOESC
Prefeitura Municipal de Maravilha (SC)
Nutricionista (Pref Maravilha/SC)
termo-necessidade102a0becd51
O termo “necessidade nutricional” pode ser definido como as quantidades de nutrientes e de energia disponíveis nos alimentos que um indivíduo sadio deve ingerir para satisfazer suas necessidades fisiológicas normais e prevenir sintomas de deficiências. Assim, as necessidades nutricionais representam valores fisiológicos individuais que se expressam na forma de médias para grupos semelhantes da população. As Ingestões Dietéticas de Referência – IDRs (Dietary Reference Intakes-DRIs) incluem quatro conceitos de referência para consumo de nutrientes, com definições e aplicações diferenciadas:

- Estimated Average Requirement (EAR).

- Recommended Dietary Allowances (RDA).

- Adequate Intake (AI).

- Tolerable Upper Intake Levels (UL).

Quanto a esses conceitos, é correto dizer que:
A
Estimated Average Requirement – EAR (Necessidade Média Estimada): nível mais alto de ingestão diária de nutrientes isento de risco de efeitos adversos à saúde para quase todos os indivíduos de uma população.
B
Recommended Dietary Allowances – RDA (Quota Diária Recomendada): representa o valor de ingestão de um nutriente estimado para cobrir a necessidade de 50% dos indivíduos saudáveis de determinada faixa etária, estado fisiológico e sexo. É utilizado como base para estabelecer as RDAs e também para avaliar a adequação e o planejamento da ingestão dietética de grupos populacionais.
C
Adequate Intake – AI (Ingestão Adequada): nível de ingestão de nutrientes a ser utilizado em substituição a RDA quando as evidências científicas não são suficientes para o cálculo da necessidade. Tais recomendações de ingestão baseiam-se no consumo médio de nutrientes observado ou estimado experimentalmente de um grupo ou grupos de indivíduos considerados saudáveis.
D
Tolerable Upper Intake Levels – UL (Nível de Ingestão Máxima Tolerável): nível de ingestão dietética suficiente para cobrir as necessidades de quase todos os indivíduos saudáveis (97 a 98%) em determinada faixa etária, estado fisiológico e sexo. É um valor a ser usado como meta de ingestão dietética de indivíduos saudáveis, não devendo ser utilizada para avaliação ou planejamento da dieta de indivíduos ou grupos.