Questão
2013
FUNCAB
Prefeitura Municipal de Vassouras (RJ)
Professor Educação Fundamental 6° ao 9° ano Ciências (Pref Vassouras/RJ)
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
teoria-quimiosmotica64183605eb
A “teoria quimiosmótica” ou “acoplamento quimiosmótico”, para produção de ATP, foi proposto pelo bioquímico inglês Peter Mitchell e comprovado através de vários experimentos. Ocorre nas mitocôndrias e nos cloroplastos. A seguir tem-se uma representação esquemática da enzima sintase do ATP, de acordo com essa teoria.



(Amabis & Martho. Fundamentos da Biologia Moderna. São Paulo: Editora Moderna, 2006)

A enzima sintase do ATP atua na respiração celular durante:
A
o ciclo de Krebs, no qual os elétrons recebem energia, que é liberada durante a transferência de íons H por quatro complexos proteicos, nos quais destacam-se os citocromos.
B
o ciclo de Krebs, utilizando o potencial de difusão dos íons H que haviam sido forçados a se acumular no espaço entre as membranas mitocondriais, utilizando para sintetizar ATP.
C
a glicólise, na qual os elétrons liberam seu excesso de energia, que é utilizado para forçar a transferência de íons H do interior da mitocôndria para o espaço existente entre as suas duas membranas envolventes.
D
a cadeia transportadora de elétrons, na qual os elétrons recebem energia, que é liberada durante a transferência de íons H por quatro complexos proteicos, nos quais destacam-se os citocromos.
E
a cadeia transportadora de elétrons, utilizando o potencial de difusão dos íons H que haviam sido forçados a se acumular no espaço entre as membranas mitocondriais, utilizando para sintetizar ATP.