Questão
2017
IBFC
Secretaria de Estado de Educação do Mato Grosso
Professor de Educação Básica Física (SEDUC MT)
temos-representaca16752deb25a
Abaixo temos uma representação esquemática de uma junção PN. Pelo processo de dopagem são inseridos na região da junção (região de depleção ou região de carga espacial) portadores do tipo N (elétrons) e portadores do tipo P (buracos). Essa distribuição de carga é, então responsável pelo surgimento de uma barreira de potencial eletrostático aos portadores que forem cruzar a junção. Através de um campo externo essa barreira pode ser reduzida permitindo o trânsito de portadores (polarização direta) e portanto o diodo permite a passagem de portadores em apenas uma direção.



Figura: Junção PN esquemática, a região de depleção é simétrica e se estende entre -L e L. Adaptado de Wikipedia Commons, https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Pnjunction-equilibrium-graphs.png

Considerando uma região de depleção na forma de um cubo, e que a densidade de carga em cada lado da junção é uniforme em módulo Q/L³. Utilizando a Lei de Gauss dE/dx = Q/(ε L³) e a definição de tensão dV/dx = -E, a diferença total de tensão entre os extremos de cada lado da junção será:
A
Q/εL 
B
2Q/εL²
C
Q²/εL
D
3Q²/εL
E
4Q³/ε