Questão
2017
Instituto EXCELÊNCIA
Prefeitura Municipal de Taubaté (SP)
Professor Eventual III Língua Inglesa (Pref Taubaté/SP)
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
temas-transversais3923e23091d
Acerca dos temas transversais contido nos Parâmetros Curriculares Nacionais, julgue as afirmações como Certas ou Erradas:

I) Para viver democraticamente em uma sociedade plural é preciso respeitar os diferentes grupos e culturas que a constituem. A sociedade brasileira é formada tanto por diferentes etnias, como por imigrantes de diferentes países. As regiões brasileiras têm características culturais bastante diversas e a convivência entre grupos diferenciados nos planos social e cultural muitas vezes é marcada pelo preconceito e pela discriminação. O grande desafio da escola é investir na superação da discriminação e dar a conhecer a riqueza representada pela diversidade etno-cultural que compõe o patrimônio sociocultural brasileiro. Nesse sentido, a escola deve ser o local de unificação de culturas, onde todos são considerados iguais e não devem deixar suas particularidades atrapalhar o desenvolvimento das aulas.

II) O nível de saúde das pessoas reflete a maneira como vivem, contudo não se pode deixa de considerar que ela é produzida nas relações com o meio físico, social e cultural. Isto é, considerar a qualidade do ar que se respira, o consumismo desenfreado e a miséria, a degradação social e a desnutrição, formas de inserção das diferentes parcelas da população no mundo do trabalho, estilos de vida pessoal. A escola cumpre papel destacado na formação dos cidadãos para uma vida saudável, na medida em que o grau de escolaridade em si tem associação comprovada com o nível de saúde dos indivíduos e grupos populacionais. Mas a explicitação da educação para a Saúde como tema do currículo eleva a escola ao papel de formadora de protagonistas e não pacientes, capazes de valorizar a saúde, discernir e participar de decisões relativas à saúde individual e coletiva. Portanto, a formação do aluno para o exercício da cidadania compreende a motivação e a capacitação para o autocuidado, assim como a compreensão da saúde como direito e responsabilidade pessoal e social.

III) A Orientação Sexual na escola deve ser entendida como um processo de intervenção pedagógica que tem como objetivo transmitir informações e problematizar questões relacionadas à sexualidade, incluindo posturas, crenças, tabus e valores a ela associados. Tal intervenção ocorre em âmbito coletivo, diferenciando-se de um trabalho individual, de cunho psicoterapêutico e enfocando as dimensões sociológica, psicológica e fisiológica da sexualidade. O trabalho de Orientação Sexual visa propiciar aos jovens a possibilidade do exercício de sua sexualidade de forma responsável e prazerosa.

A alternativa CORRETA é:
A
Apenas a alternativa I está certa.
B
As alternativas II e III estão certas.
C
As alternativas I e II estão certas.
D
Nenhuma das alternativas.