Questão
2016
FUNCERN
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
Professor - Sociologia (IFRN)
sociologia-vem104853e4ddf
A sociologia vem se estabelecer como uma ciência que estuda as relações humanas apenas no final do século XIX e início do século XX. Isso se deve ao contexto histórico dessa época que demonstra grande diferença em sua constituição política, econômica e social com todo o resto da história humana. Essas mudanças aconteceram por diversos fatores e em diversos setores da vida humana e social, modificando a nossa relação com o mundo e entre nós mesmos, do século XIX até os dias de hoje.

Uma das mudanças que causaram grande impacto para o surgimento da sociologia foi a revolução industrial que, entre outros aspectos, consistiu
A
na introdução das máquinas a vapor no sistema de produção de mercadorias, criando as fábricas e uma produção em massa para um amplo mercado consumidor. Nesse processo, ocorreu significativa 
substituição do trabalho manual de subsistência pelo trabalho assalariado como o tipo de trabalho mais comum na sociedade.
B
na incorporação de máquinas a diesel no sistema de produção de mercadorias das fábricas, procurando abastecer um mercado consumidor crescente nas cidades e no campo. Essas fábricas eram, inicialmente, propriedade dos trabalhadores e geridas de forma cooperada, como forma de transição do modelo de comercialização dos burgos, o que foi sendo suplantado com o passar das décadas.
C
na introdução da telemática nas indústrias, o que possibilitou a substituição da mão de obra humana pelas estruturas mecânicas automatizadas na produção em larga escala de mercadorias, gerando 
um enorme desemprego nas camadas mais pobres da população, o que, por sua vez, ocasionou diversos problemas econômicos e sociais nas cidades.
D
na incorporação das fazendas e das terras comuns aos camponeses ao patrimônio da burguesia urbana, o que ocasionou um grande êxodo rural e inchaço nas cidades, criando uma grande massa de mão de obra barata e assalariada. Essa mão de obra passou a ser empregada na manufatura da cidade, aumentando a produtividade e a velocidade industrial.