Questão
2014
CPCON UEPB
Prefeitura Municipal de Santana do Seridó (RN)
Farmacêutico (Pref Seridó/RN)
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
sistemas-liberaca861ae2bedb
Os sistemas de liberação de fármacos transdérmicos (TDDSs, do inglês, transdermal drug delivery systems) facilitam a passagem de  quantidades terapêuticas de fármacos através da pele, com o objetivo de atingir a circulação sanguínea, para exercer efeitos sistêmicos.
Nesses sistemas, a resposta clínica do paciente à terapia são evidências da absorção percutânea, ou seja, na administração transdérmica, a concentração sanguínea necessária para alcançar a eficácia terapêutica pode ser determinada pela análise comparativa da resposta do
paciente com os níveis sanguíneos do fármaco.

Com base neste tema, assinale a alternativa CORRETA.
A
A absorção percutânea é maior quando o TDDS é aplicado em regiões onde a camada córnea é mais espessa.
B
O fármaco deve apresentar maior afinidade físico-química pelo veículo do que pela pele, de maneira a facilitar a saída das moléculas do veículo em favor da pele.
C
A concentração do fármaco é um fator importante. Geralmente, a quantidade de fármaco absorvida por unidade de área superficial, por intervalo de tempo, aumenta com a elevação da concentração de fármaco no TDDS e isto pode ser explicitado pela difusão usando a primeira Lei de Fick.
D
Quanto mais tempo o medicamento permanece aplicado sobre a pele, menor é a quantidade total de fármaco absorvido, pois ocorre o equilíbrio farmacocinético.
E
Na difusão passiva para um sistema TDDS, o fármaco move-se de uma região do sistema para outra, seguindo movimentos moleculares aleatórios. A teoria matemática é a de que a taxa de transferência da substância difundida por unidade de área de seção é inversamente proporcional ao gradiente de concentração medido perpendicularmente a essa seção e isso pode ser expresso pela
primeira Lei de Fick.