A síndrome da disfunção de múltiplos órgãos e sistemas (SDMOS) é uma situação frequente nas unidades de terapia intensiva. Analise as afirmativas abaixo e considere se são verdadeiras (V) ou falsas (F). A seguir assinale a alternativa que contenha a sequência correta de cima para baixo.
( ) A SDMOS é uma síndrome clínica desencadeada por vários estímulos, mas essa nomenclatura deve ser utilizada exclusivamente para pacientes sépticos com resposta inadequada ao tratamento dispensado.
( ) A SDMOS pode ser consequência da hipoperfusão e hipóxia tecidual. O reestabelecimento da oferta de oxigênio se faz necessária para o manejo dessa situação clínica.
( ) Para quantificar a gravidade da SDMOS podemos utilizar índices de gravidade como o SOFA score (Sequential Organ Function Assessment) ou o LODS score (Logistic Organ Dysfunction System ). O interessante desses índices é que eles avaliam diariamente a gravidade dos pacientes quanto à mortalidade.
( ) O comprometimento de qualquer órgão ou sistema tem igual influência no desfecho clínico do paciente que desenvolve SDMOS. Sabe-se que pacientes que desenvolvem a SDMOS não tem nenhuma chance de resposta ao tratamento.