Questão
2008
Departamento de Educação e Cultura do Exército (DECEx)
Escola de Saúde e Formação Complementar do Exército
Capelão Evangélico (ESFCEX)
seu-livro-Teologia8194b5ed0f
Em seu livro “Teologia Sistemática”, Louis Berkhof fala sobre a condição original do homem como a Imagem de Deus. Neste tópico, ele diz que é muito estreita a conexão existente entre a Imagem de Deus e o estado original do homem e, por isso ambos são geralmente considerados juntos. A partir de então ele expõe três conceitos sobre a condição original do homem: o conceito protestante, o conceito católico romano e a ênfase racionalizante. Como o autor relata o conceito protestante?
A
A justiça original não pertencia à natureza humana em sua integridade, mas era algo que foi acrescentado sobrenaturalmente. Em virtude da criação, o homem foi simplesmente revestido de todos os pecados e faculdades naturais da natureza humana.
B
O homem foi criado num estado de inocência, ou seja, de neutralidade moral e religiosa, mas foi dotado de livre arbítrio, de modo que podia seguir esta ou aquela direção.
C
O homem determina o seu caráter por sua própria e livre escolha, e a santidade só pode resultar de uma vitoriosa luta contra o mal.
D
O homem foi criado mortal. A morte não resultou da entrada do pecado no mundo, mas era simplesmente o término da natureza humana como esta foi constituída. Adão teria morrido (sem a queda), em virtude da constituição original da sua natureza.
E
O homem foi criado num estado de relativa perfeição, um estado de justiça e santidade. Não significava que ele já tivesse alcançado o mais elevado estado de excelência de que era suscetível. Geralmente admite-se que ele estava destinado a alcançar um grau mais elevado de perfeição pela obediência.