O saneamento básico precário cria condições para a ocorrência de inúmeras doenças. A falta de coleta de esgotos favorece, por exemplo, o descarte das fezes de modo inadequado, contribuindo para a contaminação do ambiente e para a disseminação de diversas verminoses em humanos, como a
Questão
2023
VUNESP
Prefeitura Municipal de São José do Rio Preto (SP)
Professor de Educação Básica II - Ciências (Pref São José do Rio Preto/SP)
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
saneamento-basico40ef05ce10
A
ascaridíase. O verme adulto vive no intestino humano e seus ovos são eliminados junto com as fezes, podendo contaminar água e alimentos. Ao serem ingeridos, os ovos eclodem no intestino e originam larvas. Elas perfuram a parede intestinal e caem na corrente sanguínea.
B
ancilostomíase. O parasita vive nos vasos sanguíneos do fígado da pessoa. As fêmeas do parasita migram para o intestino, onde eliminam seus ovos, que são eliminados junto com as fezes. Ao serem ingeridos, os ovos originam larvas no intestino que migram para o fígado.
C
larva migrans cutânea. O parasita vive no intestino do cão ou do gato e seus ovos são eliminados junto com as fezes do animal, podendo contaminar água e alimentos. Ao serem ingeridos por uma pessoa, os ovos eclodem no intestino e originam larvas que migram para a pele.
D
teníase. O parasita vive no intestino humano e seus ovos são eliminados junto com as fezes, podendo contaminar água e alimentos. Ao serem ingeridos, os ovos eclodem no intestino humano liberando as larvas que se desenvolvem originando o verme adulto.
E
esquistossomose. O parasita vive no intestino humano e seus ovos são eliminados com as fezes, podendo contaminar água e alimentos. Ao serem ingeridos, os ovos eclodem no intestino e originam os vermes adultos, macho e fêmea.