A resolução CFM n.º 1.638/2002 define o prontuário como “documento único constituído de um conjunto de informações, sinais e imagens registradas, geradas a partir de fatos, acontecimentos e situações sobre a saúde do paciente e a assistência a ele prestada, de caráter legal, sigiloso e científico, que possibilita a comunicação entre os membros da equipe multiprofissional e a continuidade da assistência prestada ao indivíduo”. Sobre o registro de Enfermagem, todas as alternativas estão corretas, exceto:
Questão
2017
UNILAVRAS CONCURSOS
Prefeitura Municipal de Itambé do Mato Dentro (MG)
Técnico em Enfermagem (Pref Itambé do Mato Dentro/MG)
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
resoluca-CFM-n-o-1-63875b3073010
A
Como documento legal, os registros somente terão valor se forem datados e assinados e, evidentemente, se forem legíveis e não apresentarem rasuras.
B
De acordo com a Resolução Cofen n.º 429/12, que dispõe sobre o registro das ações profissionais no prontuário do paciente, é proibido assinar as ações de enfermagem que não executou bem como permitir que suas ações sejam assinadas por outro, exceto em condições que não permitam a assinatura no momento do procedimento.
C
As anotações de enfermagem deverão ser referentes a todos os cuidados prestados incluindo o atendimento às prescrições de enfermagem e médicas cumpridas, além dos cuidados de rotina, medidas de segurança adotadas, encaminhamentos ou transferência de setor, entre outros; sinais e sintomas; intercorrências; respostas dos pacientes às ações realizadas.
D
As informações sobre um cliente só deverão ser transmitidas mediante o entendimento de que tais dados não serão divulgados a pessoas não autorizadas. A lei protege as informações sobre um cliente que esteja sob cuidados profissionais de saúde. O profissional de enfermagem é obrigado por lei e pela ética a manter confidencialidade de qualquer informação relacionada à doença e ao tratamento do cliente.