Os recursos coesivos são um conjunto amplo de mecanismos linguísticos usados para o estabelecimento de relações de sentido entre as partes de um texto verbal, tanto na modalidade oral quanto na escrita. Esses recursos podem contribuir para ligar desde termos, orações e períodos, até porções maiores de texto, como parágrafos e capítulos, ou turnos extensos de fala.
Nesse sentido, analise as afirmações que seguem:
I. Os recursos coesivos promovem a coesão no plano nominal e no plano sequencial. A coesão nominal atua de forma central nos processos de referenciação, para introduzir referentes, retomá-los e reelaborá-los. Dessa forma, são criadas e mantidas cadeias de referentes, necessárias para a manutenção e a progressão temática em um texto. Nesses processos de referenciação, podem ser utilizadas expressões nominais variadas, pronomes, sinônimos e hiperônimos.
II. No plano da coesão sequencial, os recursos coesivos colaboram para o estabelecimento de relações lógico-semânticas − de tempo, de oposição, de finalidade, de causa, etc. Entre esses recursos, encontram-se preposições, conjunções locuções conjuntivas, adjuntos adverbiais e expressões criadas pelo enunciador para marcar alguma relação lógico-semântica entre componentes do texto.
III. A pontuação também pode funcionar como recurso coesivo. Além de ligar termos e orações, estabelecendo relações de coordenação e de subordinação, o uso de certos sinais de pontuação ajuda a imprimir efeitos de sentido variados ao texto. Uma possibilidade é o encadeamento de frases nominais, separadas por ponto, para imprimir certa atmosfera de suspense.
Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita (Ceale), Faculdade de Educação, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
"Recursos coesivos".
Disponível em: https://www.ceale.fae.ufmg.br/glossarioceale/ verbetes/recursos-coesivos. Acessado em 16 de março de 2024.
Está correto o que se afirma em: