Questão
2018
Instituto EXCELÊNCIA
Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional
Fisioterapia Esportiva (CONFFITO)
reabilitaca-Sindrome13d765769b
ANULADA
Sobre a reabilitação da Síndrome da Dor Subacromial (SDSA), assinale a alternativa INCORRETA:
A
A SIS é um rótulo diagnóstico que designa, isolada ou conjuntamente, tendinites e tendinopatias do manguito rotador e da cabeça longa do músculo bíceps braquial; rupturas tendíneas e bursite subacromial e devido à diversidade de condições anatomopatológicas incluídas sob o mesmo diagnóstico médico, diferentes deficiências são encontradas nos pacientes com esta condição.
B
A classificação do nível de irritabilidade tecidual é fundamentalmente amparada pelo relato da intensidade de dor no ombro do paciente e pode ser classificada como alto, moderado e baixo nível de irritabilidade. Usa como critérios a intensidade e padrão temporal de dor noturna e ao repouso; dor ao movimento; relação ADM ativa e passiva e incapacidade.
C
A avaliação de fatores psicossociais em pessoas com dor no ombro permite identificar comportamentos e crenças incompatíveis com as características esperadas para a extensão das condições anatomopatológicas, como é o caso do medo relacionado ao movimento e leva em consideração questões relacionadas ao contexto do trabalho, da família, do esporte e do lazer e como a condição atual de dor no ombro interfere nesses papéis.
D
Nos pacientes com alto risco de cronificação dos sintomas de SDSA, a intensidade de dor pode ser usada para nortear a progressão do tratamento das deficiências encontradas. O paciente deve ser tratado com modalidades de exercícios tradicionais que devem ser interrompidos se o paciente se queixar de dor durante a realização dos mesmos. A educação em neurociências da dor pode ser usada como tratamento complementar.
E
Para pacientes com baixo nível de irritabilidade no ombro, que apresentam fraqueza associada ao desuso, atrofia, descondicionamento e déficit de controle motor, estão indicados exercícios resistidos com carga >75%, treinamento de movimentos com ênfase na qualidade e na precisão, exercícios que adicionem desafios e estabilidade para o tronco e o uso de cartilha para exercícios domiciliares.