A psicopedagogia é um campo de conhecimento onde a atuação em saúde e em educação lida com o processo de aprendizagem humana, seus padrões normais ou patológicos, considerando a influência do meio no seu desenvolvimento, utilizando procedimentos próprios. Segundo Lamônico (1992), existem campos teóricos com abordagens norteadoras da ação psicopedagógicas a saber:
1. Psiconeurológica.
2. Neuropsiquiátrica.
3. Comportamental.
4. Fenomenológica.
( ) Abordagem fundamentada na medicina e medicalização dos problemas de aprendizagem.
( ) O enfoque está na observação e na descrição clara das atitudes inadequadas, identificação daquilo que mantém desviado o patológico, a intervenção por meio de técnicas de controle e a instalação de um novo e mais adequado comportamento.
( ) O mais importante nesta abordagem são as atitudes e posturas do cuida(dor), para um necessário distanciamento reflexivo, apreendendo o sentido ou o significado do que é vivido pelo outro e, então, orientar o tratamento.
( ) Abordagem fundamentada na biologia, psicologia e processos educativos e de treinamento, portanto, o aluno deve ser abordado no seu ser total, que envolve o organismo, o corpo, o desejo e a inteligência.
A sequência está correta em: