O psicodrama nasceu como uma abordagem sociopsicoterápica construída por Jacob Levy Moreno (1889-1974), na primeira metade do século passado. Sobre esse tema, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.
Questão
2018
INSTITUTO MACHADO DE ASSIS
Prefeitura Municipal de Caxias (MA)
Psicólogo Educação (Pref Caxias/MA)
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
psicodrama-nasceu-como3148598866
A
O psicodrama é uma abordagem que se situa na interface entre a arte, a psicologia e a ciência, mantendo os benefícios de todas. Foi definido pelo seu criador como o método que estuda as verdades existenciais através da encenação. Surgiu como uma reação aos métodos individualistas e racionalistas predominantes e privilegiou o estudo do homem em relação, como um ser biopsicosocial e cósmico.
B
O psicodrama é uma das terapias de base fenomenológico-existencial, tanto quanto outras terapias vivenciais, como é exemplo também a gestalt - terapia. Essas abordagens vivenciais têm como base ajudar o cliente a experienciar a sua existência, buscando a compreensão fenomenológica do ser existente. Partem do princípio de que o homem é construtor de si próprio e do seu mundo. O psicodrama busca fazer o indivíduo alcançar uma existência autêntica, espontânea e criativa. Nas abordagens vivenciais, a técnica e a teoria são secundárias em relação à pessoa e à importância da relação terapeuta e cliente.
C
A brecha entre fantasia e realidade do psicodrama se assemelha também à experiência surrealista, porque introduz o protagonista a um mundo de estranhamentos. Ao encenar suas imagens no palco, o psicodrama encontra seu próprio curso, assume e imprime sua própria direção, a espontaneidade entra em cena com suas surpresas, entra-se na esfera do "não saber", do "não domínio" e do "não conhecido". O protagonista é levado a um mundo de fantasia e observa, com cuidado, o que acontece com ele, utilizando simultaneamente suas funções saudáveis e reais. Passa a vivenciar essa realidade suplementar junto com outras pessoas, no contexto de um grupo real, ao tempo em que influencia sua produção e sua qualidade dramática. Assim, "ele vive um mundo que nunca pode ter sido e nunca pode vir a ser, mas, no entanto, é absolutamente real. Ele tem o poder de redenção".
D
Na etapa do aquecimento, “o grupo e a direção devem vincular-se e criar uma cumplicidade co consciente e coinconsciente, além de um tônus corporal/emocional para entrar em ação”. O aquecimento específico verbal refere-se às primeiras verbalizações do paciente, que vai aos poucos concentrando sua atenção nos conteúdos relatados. O aquecimento específico em movimento evita a tentação de se ficar no verbal, meio de comunicação que os terapeutas melhor dominam e com o qual mais se defendem. Tem por objetivo resgatar a percepção do corpo, da respiração, enfim, do si mesmo do paciente.