
Um provérbio, ou ditado popular, nem sempre tem a origem conhecida. Ele pode surgir de um fato histórico, como ‘fazer nas coxas’, em alusão às telhas coloniais no Brasil, moldadas nas coxas dos escravos e imperfeitas, já que cada escravo tinha uma medida diferente.
Como não ficavam iguais, a goteira em dia de chuva era inevitável e a culpa era do escravo, a frase é usada para classificar algo imperfeito. A regra principal de um dito popular é apresentar um conselho, uma recomendação ou uma lição de moral em determinada ocasião.
É uma síntese do que originalmente seria dito em muitas palavras. Pode ter rima ou não, dependendo da criatividade, e pode usar à vontade no dia a dia.
(SOARES, Leonardo. Você sabe de onde vêm os ditos populares? Faça o teste e descubra se você está dando “bom dia a cavalo”. Gazeta Online. 2012. Disponível em: http://gazetaonline.globo.com/_conteudo/2012/05/noticias/especiais/1234838-voce-sabe-de-onde-vem-os-ditospopulares-faca-o-teste-e-descubra-se-voce-esta-dando-bom-dia-a-cavalo.html.)
De acordo com a explicação fornecida sobre provérbios ou ditados populares, marque a alternativa em que o ditado popular substitui corretamente a fala do nutricionista no último quadrinho da história de “Dora Dieta”.