A prova de compatibilidade (prova cruzada) consiste da mistura do soro do receptor com as hemácias do doador, com a finalidade de investigar no soro ou plasma do receptor, a presença de anticorpos contra os antígenos de grupos sanguíneos presentes nas hemácias do doador, é muito importante na rotina prétransfusional. A esse respeito, é CORRETO afirmar:
Questão
2015
FAFIPA (UNESPAR)
Consórcio Intermunicipal de Saúde Costa Oeste do Paraná
Técnico em Laboratório (CISCOPAR)
prova-compatibilidade56dc95b1ee
A
A Prova Cruzada é importante porque é por meio dela que se pode detectar: erros nas tipagens ABO do doador e do receptor; anticorpos irregulares clinicamente significantes não detectados na P.A.I do receptor; anticorpos contra antígenos de baixa frequência presentes nas hemácias do doador.
B
A prova cruzada previne a imunização e acusa todos os erros de tipagem.
C
Determinações erradas de tipagem ABO geralmente resultarão em prova cruzada compatível devido às aglutininas naturais (A e B), mas em relação ao sistema Rh, isto naturalmente acontece.
D
A prova cruzada, diferente da P.A.I, pode ser realizada com a adição de substâncias potencializadoras. Geralmente utiliza-se solução de PEG a 5%.
E
Um resultado positivo na prova cruzada requer maiores estudos, enquanto isto, o paciente deverá ser transfundido, e a causa da incompatibilidade pode ser esclarecida depois.