O protocolo de segurança na prescrição, no uso e na administração de medicamentos do Ministério da Saúde (2013) deve ser aplicado em todos os estabelecimentos que prestam cuidados à saúde, em todos os níveis de complexidade, em que medicamentos sejam utilizados para profilaxia, exames diagnósticos, tratamento e medidas paliativas. De acordo com esse protocolo, sobre práticas seguras na administração de medicamentos, é INCORRETO afirmar:
Questão
2016
UFES
Universidade Federal do Espírito Santo
Técnico em Enfermagem (UFES)
protocolo-seguranc649bd22c2e
A
Dois identificadores, no mínimo, devem ser utilizados para confirmar o paciente correto antes de administrar um medicamento.
B
A prática da checagem por dois profissionais deve ser instituída para os cálculos de diluição e administração de medicamentos potencialmente perigosos ou de alta vigilância.
C
Todas as ações executadas pelo técnico de enfermagem em relação ao paciente devem ser imediatamente registradas no prontuário.
D
A omissão de doses de medicamentos deve ser comunicada ao enfermeiro e registrada adequadamente no prontuário do paciente.
E
O técnico de enfermagem deve, no horário correto, levar a bandeja contendo os diversos medicamentos a serem administrados nos pacientes sob sua responsabilidade, com a correta identificação.