O protagonismo juvenil e as questões da sexualidade, incluindo os direitos sexuais e reprodutivos de adolescentes e jovens, têm sido foco de inúmeras pesquisas e de reformulação de políticas públicas mediante os crescentes índices de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), de gravidez na adolescência, de aborto e de outros desdobramentos que perpassam essa temática (SOUZA, Vânia, 2011). Desta feita, podemos considerar como INCORRETA a assertiva:
Questão
2014
CCC IFCE
Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Ceará
Assistente de Alunos (IF CE)
protagonismo-juvenil641e123463
A
No Brasil, a urgência de enfrentamento dessas situações levou à implantação de políticas públicas, como o Projeto de Saúde e Prevenção nas Escolas, tendo como um de seus objetivos a redução dos agravos à saúde juvenil no campo sexual e reprodutivo.
B
No que se refere à Educação Sexual na Escola, defendida e orientada pelo Ministério da Educação (MEC) nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) como eixo transversal ao currículo, a literatura aponta que não há dificuldade entre educadores e familiares para abordar o tema sexualidade.
C
A saúde sexual e a reprodutiva decorre de uma conquista pela cidadania, direitos humanos e ambientais, iniciada com as Conferências Internacionais de População e Desenvolvimento, organizadas pela Organização das Nações Unidas (ONU).
D
Tomando por base a educação como processo de reconstrução de experiências acredita-se que proporcionar um espaço no qual os adolescentes vivam realidades próximas das suas pode-lhes favorecer a significação, a ressignificação e a ampliação das vivências anteriores,com o consequente crescimento pessoal.
E
A saúde reprodutiva é um estado de completo bem-estar físico, mental e social, implica nos processos e funções do sistema reprodutivo em todas as fases da vida.