Questão
2021
UNIOESTE
Prefeitura Municipal de Garuva (SC)
Professor Artes (Pref Garuva/SC)
propostas-arte-educaca1050265f37b
Nas propostas de arte-educação, uma das maiores contribuições para o ensino da Arte é a chamada Abordagem Triangular, da pesquisadora e arte-educadora Ana Mae Barbosa (1936- ). Em sua obra Tópicos Utópicos, a pesquisadora explica a escolha pela denominação “Abordagem Triangular” ou “Proposta Triangular”, ao invés de “Metodologia Triangular”, como ficou popularmente conhecida: 

“Hoje, depois de anos de experimentação, estou convencida de que metodologia é a construção de cada professor em sua sala de aula e gostaria de ver a expressão ‘Proposta Triangular’ substituir a prepotente designação ‘Metodologia Triangular’” (BARBOSA, 1998, p. 33). 

Assinale a alternativa CORRETA a respeito da conceituação, em síntese, sobre a Abordagem Triangular:
A
A Abordagem Triangular valoriza a construção e elaboração do procedimento artístico e estético e focaliza a tríade: fazer (criar), contextualizar (refletir) e ler (apreciar) arte. O fazer arte refere-se à produção e à vivência artística propriamente dita de construir algo em arte; o contextualizar arte é um repensar, um refletir sobre a obra, que envolve mediação entre percepção, história, política, identidade, experiência e tecnologia; o ler arte se refere à apreciação, à vivência dos sentidos, reconhecendo, analisando e identificando a obra de arte e o seu produtor, seja ele artista ou não. Para Barbosa (1998), o processo de fazer/criar é a parte mais importante da tríade, já que trabalha a partir da espontaneidade do aluno.
B
Embora a Abordagem Triangular tenha trazido grandes contribuições no campo teórico do ensino da arte, ela se restringe aos aspectos conceituais e acaba ficando distante do dia a dia da sala de aula.
C
A Abordagem Triangular valoriza a construção e elaboração do procedimento artístico e estético e focaliza a tríade: fazer (criar), contextualizar (refletir) e ler (apreciar) arte. O fazer arte refere-se à produção e à vivência artística propriamente dita de construir algo em arte; o contextualizar arte é um repensar, um refletir sobre a obra, que envolve mediação entre percepção, história, política, identidade, experiência e tecnologia; o ler arte se refere à apreciação, à vivência dos sentidos, reconhecendo, analisando e identificando a obra de arte e o seu produtor, seja ele artista ou não. Para Barbosa (1998), as três esferas têm igual relevância e devem ser desenvolvidas no processo de ensino e aprendizagem.
D
A Abordagem Triangular valoriza a construção e elaboração do procedimento artístico e estético e focaliza a tríade: fazer (criar), contextualizar (refletir) e ler (apreciar) arte. O fazer arte refere-se à produção e à vivência artística propriamente dita de construir algo em arte; o contextualizar arte é um repensar, um refletir sobre a obra, que envolve mediação entre percepção, história, política, identidade, experiência e tecnologia; o ler arte se refere à apreciação, à vivência dos sentidos, reconhecendo, analisando e identificando a obra de arte e o seu produtor, seja ele artista ou não. Para Barbosa (1998), o processo de contextualizar é a parte mais importante da tríade, já que as aulas de arte ainda têm um tempo reduzido na escola em relação às demais disciplinas e o fazer e apreciar acabam se tornando inviáveis.
E
A Abordagem Triangular valoriza a construção e elaboração do procedimento artístico e estético e focaliza a tríade: fazer (criar), contextualizar (refletir) e ler (apreciar) arte. O fazer arte refere-se à produção e à vivência artística propriamente dita de construir algo em arte; o contextualizar arte é um repensar, um refletir sobre a obra, que envolve mediação entre percepção, história, política, identidade, experiência e tecnologia; o ler arte se refere à apreciação, à vivência dos sentidos, reconhecendo, analisando e identificando a obra de arte e o seu produtor, seja ele artista ou não. Para Barbosa (1998), o processo da apreciação é o mais relevante da tríade, já que só será possível aprender arte por meio do contato com as obras e com os artistas.