Questão
2009
AOCP
Instituto Nacional de Educação de Surdos
Professor de Educação Básica Técnica e Tecnológica - História (INES)
propaganda-politica80665773fc
A propaganda política vista através de um prisma que lhe conferiu papel significativo nas grandes transformações do século XX, revela elementos importantes para a compreensão daquelas transformações. Interesses mesquinhos ou nobres teriam à sua disposição uma arma eficiente, capaz de conduzir à sua realização efetiva. A respeito da propaganda política no Brasil enquanto instância de um contexto mais complexo, constituído pelo conjunto dinâmico das relações sociais, o período 1937-1945, conhecido pela denominação "Estado Novo", revelava-se extremamente significativo. 

Assinale a alternativa INCORRETA.
A
A criação do Departamento Nacional de Propaganda, logo sucedido pelo DIP, a intensa utilização da imprensa, do cinema e do rádio para a veiculação de mensagens oficiais, são argumentos enaltecedores largamente utilizados por Getúlio Vargas e pelo Estado Novo.
B
Greves e reivindicações por melhores condições de trabalho e de vida, propostas de mudanças políticas mais profundas, desenvolvimento de associações sindicais e partidárias, traduziram um contexto – até o final da década de 1920. Nele as classes médias e os operários emergiam com um crescente nível de consciência e organização.
C
Abriu-se a década de 1930: realizou-se uma Revolução, implantou-se o Estado Novo e aquela situação se modificou quase que abruptamente. A efervescência daqueles movimentos foi gradativamente substituída por cenas de multidões passivas, cuja atuação se restringia aos aplausos e manifestações de apoio.
D
As ideologias são entidades autônomas, nascem dos interesses das sociedades que delas se apropriam. Nesse sentido a articulação da política de veiculação das imagens, inaugurada, no Brasil, pelo Estado Novo de Getulio Vargas trata-se de uma condição histórico-social cuja finalidade desdobrava-se entre um trabalho visionário progressista e oferecer um aparato tecnológico de laser à população brasileira, o que o caracterizou como governo populista.
E
A propaganda realizada pelos órgãos do Estado em direção à sociedade apresenta especial relevo quando refletimos sobre o momento de extremo autoritarismo. Neste momento, os meios de produção e a difusão de idéias se encontravam sob o mais absoluto controle do Estado.