Questão
2024
FUNCERN
Prefeitura Municipal de Carnaúba Dos Dantas (RN)
Professor de Historia (Pref Carnaúba Dos Dantas/RN)
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
professor-objetiva141c780c03b
O professor objetiva analisar, historicamente, a experiência humana nas cidades. Para tanto, recorre ao uso de desenhos da polis grega antiga e seus significados, apresentados a seguir.

Desenho 1 - Representação de cidade grega


Texto 1

Os gregos antigos viviam, em sua grande maioria, em assentamentos compostos de dois espaços especializados: uma área mais densamente ocupada (ásty), onde estavam espaços de reunião, como a ágora, e outra de ocupação mais esparsa (khóra), onde os campos eram cultivados, a pecuária, a caça, a extração de madeira eram desenvolvidos.

Desenho 2 – recorte e ampliação 



Texto 2

[...] a ágora grega desempenhava o papel de uma praça na pólis. Era, portanto, um componente fundamental da estrutura urbana. A ágora na Grécia antiga era um espaço criado como recurso constante para os cidadãos. 

FLORENZANO, Maria Beatriz Borba. A cidade grega antiga em imagens: um glossário ilustrado. São Paulo: FAPESP, 2015. p. 8;14

Com base nas imagens e informações cedidas, o professor deve especificar que
A
cidade e campo eram separados pelas muralhas, independentes entre si, mas correlacionados nas experiências das trocas dos excedentes agrícolas produzidos para as práticas de comércio na ágora.
B
a cidade-estado aglutinava campo e cidade pela unidade cultural e religiosa grega, tendo a ágora como espaço do dinamismo social destinado à difusão dos mitos e feitos heroicos dos deuses antigos.
C
a pólis grega era um complexo social e identitário definido em particular por cada cidade, a ágora era o lugar da realização das assembleias dos cidadãos, onde oradores públicos eram vistos e ouvidos.
D
cidade e campo eram indissociáveis, integravam ou sobrepunham-se, sendo a ágora o espaço da interação humana cotidiana, das discussões políticas, das conversas, das trocas de bens e mercadorias.