Um processo de granulação farmacêutica tem por objetivo conferir à mistura de pós propriedades reológicas adequadas para a obtenção da forma farmacêutica de acordo com as especificações de atributos de qualidade delineados previamente. Sobre os processos de granulação, é INCORRETO afirmar que:
Questão
2024
FIOCRUZ
Fundação Oswaldo Cruz
Tecnologista em Saúde Pública - Tecnologista - Desenvolvimento de Medicamentos (FIOCRUZ)
processo-granulaca42f3863614
A
dentre os principais objetivos da granulação para a ob- tenção de sólidos orais pode ser citado o aumento da densidade da mistura de pós, que assegura que será oferecida a massa necessária de material multiparticulado no volume disponível na matriz de enchimento.
B
para fármacos de baixa dosagem, a granulação por via úmida pode ser uma estratégia eficaz para promover a homogeneidade de conteúdo da mistura final. Quando um insumo farmacêutico ativo é aplicado na forma da solução ou de suspensão granulante, sua adesão aos demais componentes da formulação é favorecida.
C
são operações unitárias de um processo de granulação por via úmida: tamisação, mistura, adição do líquido granulante, secagem, calibração e mistura final. São exemplos de equipamentos típicos deste processo: tamis, misturador em V, bomba peristáltica, planetária, leito fluidizado, moinho cônico e misturador de bins.
D
a granulação seca pode se dar tanto com a utilização do equipamento compactador de rolos quanto por dupla compressão. As fitas compactadas ou com comprimidos obtidos são submetidos ao processo de moagem para a calibração dos grânulos secos. São equipamentos adequados para a moagem os seguintes moinhos de impacto: facas e martelos e oscilante.
E
o processo de granulação a quente envolve a fusão e a mistura do insumo farmacêutico ativo com excipientes, via de regra polímeros e plastificantes, aplicando forças de cisalhamento por meio de roscas que deslocam a mistura e a homogeneízam em seu trajeto. Na etapa seguinte a mistura fundida e homogênea é resfriada e o material extrusado é classificado. Esta tecnologia é útil para a melhoria das propriedades biofarmacêuticas de ativos de classes II e IV no sistema de classificação biofarmacêutica.