Questão
2019
IDCAP
Prefeitura Municipal da Serra (ES)
Professor Educação Especial - Deficiência Visual (Pref Serra/ES)
primeiro-dia-pre486c87b67f6
“O primeiro dia na pré-escola –criança com deficiência visual”.

Muitas crianças, com deficiência ou não, começam a frequentar a escola por volta dos 4 anos. Em geral, as dificuldades de adaptação são superadas com naturalidade nas primeiras semanas, tanto pela criança quanto por seus pais. No entanto, quando a criança é portadora de uma deficiência, isso pode ser mais difícil, e às vezes frustrante, para ela e para os pais. Assim, esse processo precisa ser seguido com atenção. Desde que tenha condições mínimas de comunicação e de interação, de explorar o meio e de se organizar para compreender o ambiente que a rodeia, a criança com deficiência visual pode e deve ser integrada à pré-escola comum (ou seja, com crianças não deficientes). No Brasil, a integração de crianças com deficiência visual e não-deficientes na pré-escola é recente e se manifesta em ações isoladas e assistemáticas, sendo mais frequente nas grandes cidades.

(http://portal.mec.gov.br/seed/arquivos/pdf/deficienciavisual.pdf) (p.19)

Julgue as proposições com C(Certo) ou E(Errado). Após seu julgamento, marque a alternativa correta.

I - A integração escolar é um processo gradual e dinâmico, que assume diferentes formas segundo as necessidades e as características de cada aluno e o contexto da escola. Para colher resultados positivos do processo de inclusão, é preciso que toda a equipe escolar esteja preparada para acolher acriança portadora de deficiência, desde o porteiro até o diretor, passando pelos colegas de classe e pelas demais crianças.

II - Quando a escola desenvolve um processo de sensibilização e de acolhimento da criança com deficiência, os resultados costumam ser positivos, pois todos se beneficiam: as crianças aprendem a exercer a solidariedade e a conviver com o diferente; os professores desenvolvem novas técnicas de ensino e pesquisam novos materiais.

III - O processo de integração pré-escolar, além de favorecer o desenvolvimento integral –motor, intelectual e emocional –do aluno com deficiência visual, também contribui para o desenvolvimento de uma autoimagem positiva e para o enriquecimento e a ampliação de conhecimentos, graças às experiências partilhadas com o grupo.
A
E; C; E.
B
C; C; C.
C
E; C; C.
D
C; E; C
E
C; C; E.