Questão
2013
IFF
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha
Médico Veterinário (IFFAR)
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
presenc-calculos70c6029493
A presença de cálculos urinários ou urólitos em pequenos ruminantes pode desencadear um sério problema denominado urolitíase. Essa alteração, comum em caprinos e ovinos machos, pode causar obstrução da uretra, em decorrência da sua estrutura anatômica longa, estreita e tortuosa (flexura sigmóide) ou obstrução no apêndice da glande, impedindo o fluxo normal da urina, que passa a ficar retida na bexiga. No que remete ao tema abordado, é correto concluir:
A
O tratamento é cirúrgico e consiste em procedimento relativamente simples, acompanhado de altos índices de recuperação; entretanto, deve-se levar em consideração a relação custo/benefício, ou seja, o valor do animal e o custo final da cirurgia.
B
Em ovinos, apesar da ingestão limitada de água e a perda hídrica excessiva pela respiração causar aumento da densidade urinária, esses fatores não aumentam a chance de surgimento dos urólitos.
C
A principal causa de urólitos em pequenos ruminantes mantidos em regime de confinamento é a presença de oxalatos ou sílica nos suplementos alimentares.
D
A formação dos urólitos é uma alteração metabólica desencadeada principalmente pelo desequilíbrio entre os teores de fósforo, cálcio e magnésio da dieta de animais que recebem concentrado com teores inadequados de minerais.
E
Os urólitos podem ocorrer em machos castrados, porém, reprodutores inteiros maduros possuem risco maior de apresentarem a doença, como consequência de traumatismos secundários à monta.