A prescrição de exercícios pela frequência cardíaca representa uma das formas mais simples e práticas de orientação de atividades físicas. Em relação à frequência cardíaca é correto afirmar:
I. Para cada pessoa, a freqüência cardíaca e a captação de oxigênio tendem a se relacionar linearmente durante uma ampla gama de exercícios aeróbios. Se essa relação precisa ser conhecida, a freqüência cardíaca do exercício poderá ser usada para estimar a captação de oxigênio, e assim, computar o dispêndio de energia durante várias formas de atividades físicas.
II. Existem alguns fatores que interferem na mensuração da freqüência cardíaca de repouso e submáxima e devem ser levados em consideração no momento do exercício: a posição corporal, a alimentação, o estado de tensão emocional, o fumo, drogas e o consumo de bebidas alcoólicas, condições ambientais, tipo de exercício, nível de hidratação.
III. A fórmula mais utilizadas entre os profissionais da saúde para verificar a freqüência cardíaca máxima é 220 menos o peso corporal. IV. No método manual de se aferir a freqüência cardíaca são utilizados os dedos indicador e médio abaixo da mandíbula na região do pescoço, punho, abaixo do mamilo esquerdo, região da virilha contando 10 segundos e em seguida multiplicando por 06.