A poda é o conjunto de cortes executados numa árvore, com a finalidade de regularizar a produção, aumentar e melhorar a qualidade dos frutos, mantendo o completo equilíbrio entre a frutificação e a vegetação normal. As plantas frutíferas necessitam de modalidades bem diferentes de podas, perfeitamente distintas umas das outras, entretanto, existem quatro modalidades principais de podas. Associe as modalidades, a seguir, com suas finalidades e assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, de cima para baixo:
A. Poda de formação. B. Poda de frutificação. C. Poda de rejuvenescimento, reconstituição e tratamento. D. Poda de limpeza.
( ) Revigoramento da planta livra as plantas frutíferas de seus ramos doentes, improdutivos e ainda reforma inteiramente a copa a partir de ramificações principais, eliminando focos de doenças e de pragas, reativando a produtividade perdida.
( ) Proporciona à planta uma altura de tronco (do solo às primeiras ramificações da copa) e uma estrutura de ramos adequadas à exploração frutícola, dessa forma, a copa disporá, em harmonia, simetricamente, proporcionando uma distribuição equilibrada da frutificação.
( ) Poda leve consiste na retirada eventual de ramo doente ou inconveniente, aplicada a plantas adultas que requerem pouca poda como laranjeiras, abacateiros e jabuticabeiras.
( ) Mantém a estrutura da copa, regulariza e melhora a frutificação, quer refreando o excesso de vegetação da planta, ou reduzindo os ramos frutíferos para que haja maior intensidade de vegetação, evitando a superprodução da planta, que diminui a qualidade dos frutos e a decadência das árvores.