Questão
2023
MetroCapital
Prefeitura Municipal de Nova Odessa (SP)
Professor de Educação Básica II - Artes (Pref Nova Odessa/SP)
pesquisadora187b6ab27f1
“(...) A pesquisadora e professora Ana Mae Barbosa, refletindo sobre a democratização do conhecimento em arte vinculado a uma educação descontextualizada, percebeu a relevância de conhecer o processo histórico do ensino no Brasil e no mundo para intervir no mesmo conscientemente. Com base em seus estudos, Ana Mae Barbosa, no final da década de 80, por meio de reflexões sobre o contexto modernista e seguindo os ensinamentos de Paulo Freire (2010) de recusa à colonização hegemônica, sistematizou um posicionamento teórico-metodológico, conhecido como Metodologia Triangular, Proposta Triangular, ou ainda Abordagem Triangular. Barbosa, em seu livro A imagem no ensino da arte (2014), afirma:

“A Abordagem Triangular se referiu à melhoria do ensino de arte, tendo por base um trabalho pedagógico integrador, em que o fazer artístico, a análise ou leitura de imagens (compreendendo o campo de sentido da arte) e a contextualização interagem ao desenvolvimento crítico, reflexivo e dialógico do estudante em uma dinâmica contextual sociocultural. (...)”.

DA SILVA, THARCIANA GOULART & LAMPERT, JOCIELE. Reflexões sobre a Abordagem Triangular no Ensino Básico de Artes Visuais no contexto brasileiro.

A respeito da Abordagem Triangular, proposta por Ana Mae Barbosa, pode-se afirmar que:
A
Metodologia é uma concepção que deve ser desenvolvida pelo professor. No entanto, a Abordagem Triangular se apresenta como um indicador metodológico que visa uniformizar as práticas pedagógicas no ensino das Artes.
B
Devido à terminologia, a Abordagem Triangular foi vista corretamente como um indicador metodológico ao qual cada professor deve ater-se detalhadamente, seguindo um passo-a-passo rigoroso, para garantir que sua ação em sala de aula esteja alinhada às tendências de ensino de Arte preconizadas nos PCN's.
C
A Abordagem Triangular servirá, sobretudo, para quem necessita um manual de caráter prescritivo, mesmo sem dispensar o espírito livre, a disciplina investigativa e a disposição corajosa para perceber o que se anuncia ao longo dos passos no caminho.
D
A Abordagem Triangular limita os caminhos dentro dos âmbitos que a envolvem, do Fazer, Ler e Contextualizar. A imagem do triângulo orienta o professor a trabalhar necessariamente, antes do Fazer, a Leitura e a Contextualização de obras canônicas, pois trata-se de uma abordagem dialógica.
E
Dos anos 90 em diante, avançou-se nas reflexões sobre arte e seu ensino principalmente na educação básica. Há, nesse contexto, uma busca incessante por novas metodologias e abordagens de ensino e aprendizagem de artes nas escolas, que visam à construção do conhecimento, da percepção, da imaginação e da capacidade crítica e inventiva não somente do estudante, mas sobretudo do professor. Na esteira dessas Inquietações é que a Proposta Triangular foi desenvolvida.