Na perspectiva da educação inclusiva, analise as afirmações abaixo:
I- Não lidar com as diferenças é não perceber a diversidade que nos cerca, nem os muitos aspectos em que somos diferentes uns dos outros e transmitir, implícita ou explicitamente, que as diferenças devem ser ocultadas, tratadas a parte. Esta maneira de agir remete, entre outras formas de discriminação, a necessidade de separar alunos com dificuldades em escolas e classes especiais, a busca da pseudo-homomgeneidade nas salas de aula para o ensino ser bem sucedido.
II- As escolas de qualidade são necessariamente abertas as diferenças e, consequentemente, para todas as crianças. São escolas em que todos os alunos se sentem respeitados e reconhecidos nas suas diferenças, ou melhor, são escolas que não são indiferentes as diferentes. As escolas para todos são escolas inclusivas, em que todos os alunos estudam juntos, em salas de aula do ensino regular.
III- Um currículo baseado nas diferenças deve ter como um dos seus objetivos: promover o desenvolvimento de uma consciência realista da sociedade contemporânea, um sentido de responsabilidade social e um interesse ativo que se estenda além da família ou do grupo da própria pessoa.
IV- Os currículos nas escolas abertas as diferenças são necessariamente multiculturais e portanto sensíveis ao que cada aluno pode trazer como contribuição ao conjunto de conhecimentos que elas difundem, com as tradições, os modos de vida e de produção dos pais e antepassados, enfim, com suas histórias de vida familiar.
Está correto o que se afirma em: