Questão
2022
FUNDATEC
Prefeitura Municipal de André da Rocha (RS)
Professor de Geografia (Pref André da Rocha/RS)
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
partir-leitura-trecho1041d8110a8
A partir da leitura do trecho abaixo, é possível identificar que, no quarto descrito, existia uma janela de onde se via parte do mundo exterior, transformado pela interferência antrópica. Nesse sentido, assinale a alternativa correta quanto a um conceito geográfico que pode ser relacionado com o trecho da canção “Paisagem na Janela”.

Paisagem da Janela

Da janela lateral do quarto de dormir 
Vejo uma igreja, um sinal de glória 
Vejo um muro branco e um voo pássaro 
Vejo uma grade, um velho sinal... 

Mensageiro natural de coisas naturais 
Quando eu falava dessas cores mórbidas 
Quando eu falava desses homens sórdidos 
Quando eu falava desse temporal 
Você não escutou... 

BORGES, Lô; NASCIMENTO, Milton. Paisagem da Janela.
A
O conceito de lugar na Geografia remete a mais de uma definição. Lembranças boas, memórias afetivas, sabores, cores e cheiros podem transformar qualquer espaço na Terra em um “lugar” para este ou aquele indivíduo. O trecho da canção descreve imagens que transmitem a ideia concreta de que o eu lírico se sentia inserido e pertencente a tudo aquilo que era descrito.
B
É possível observar que a letra da música nos fala de uma visão nada modificada pela ação do homem. A presença de elementos naturais, que são descritos na canção, pode explicitar que a imagem vista pela janela coincide com o conceito de paisagem natural – que são aquelas em que predominam elementos da natureza, como montanhas, vegetação, rios, animais, lagos etc.
C
A paisagem conhecida como humanizada, cultural ou antrópica, é aquela que pode ser vista pela janela do quarto que aparece na canção. Essa dita “paisagem cultural” é aquela que foi apropriada, transformada, produzida ou até mesmo reconstruída pelos seres humanos. Assim, podemos perceber a atuação do homem, que deixa sua “impressão digital” e transforma a paisagem natural em uma paisagem cultural.
D
O conceito de território – dentro do estudo da Geografia – pode ser relacionado ao que é descrito no trecho da canção, já que fica muito clara a sensação de pertencimento do eu lírico em relação ao que é descrito na letra (pertencimento é algo central na formulação de ideias que explicam o conceito de território).
E
O trecho da canção explicita a dicotomia que existe ao tentarmos explicar os antagônicos conceitos de “lugar” e “não lugar”, já que é possível observar que o mesmo local pode transmitir para um indivíduo uma sensação de pertencimento enquanto que outro, no mesmo ambiente, pode sentir-se totalmente deslocado. Assim, o que pode ser um “lugar” para uma pessoa, poderá ser um “não lugar” para outra.