A partir da década de 1970 surgiram novos movimentos na Educação Física escolar, em oposição aos modelos tecnicista, esportivista e biologista, inspirados no momento histórico social pelo qual passou o país, nas novas tendências da educação de maneira geral, além de questões específicas da própria Educação Física.
Considerando as características e a constituição dessas abordagens pedagógicas, avalie as afirmações a seguir.
I . A abordagem crítico-emancipatória propõe a libertação do aluno de uma visão unicamente individualista, competitiva e autoritária do esporte como conteúdo das aulas.
II . A abordagem psicomotora tem a psicologia do desenvolvimento e da aprendizagem como base teórica, com foco em oferecer experiências de movimentos adequadas ao nível de crescimento e desenvolvimento.
III . A abordagem desenvolvimentista considera o jogo o principal modo de ensinar, um instrumento pedagógico, um meio de ensino, pois enquanto joga ou brinca a criança aprende, valorizando o processo de aprendizagem e não mais a execução de um gesto técnico isolado.
IV . Abordagem crítico-superadora contrapõe a ideia da aptidão física como objetivo final da Educação Física escolar. Nela a cultura corporal expressa-se em temas ou formas de atividades como jogos, esporte, ginástica, dança e outras.
É correto o que se afirma em