A palavra Didática tem seu significado no verbo grego: a arte de transmitir conhecimentos. No século XVII, devido ao grande empreendimento dos intelectuais europeus para uma explicação científica e racional do mundo, e a necessidade de partir do olhar sistemático sobre uma ampla reforma do conhecimento humano e dos métodos de ensino, o sentido de arte se aproxima a uma técnica de ensinar. Sendo assim, a Didática passa a ser um método de ensino centrado na razão, na busca de princípios gerais, na observação da natureza, das semelhanças e diferenças entre os fenômenos. Logo, diferentes tendências pedagógicas foram sendo propostas. Dentre as diferentes tendências, a classificação de Libâneo (1986) sustenta o pressuposto da Pedagogia Liberal (Tendência Tradicional, Tendência Renovadora Progressista, Tendência Renovadora não-diretiva Tendência Pedagogia Tecnicista). Logo, a Tendência Tradicional assume qual pressuposto?
Questão
2019
FAUEL
Prefeitura Municipal de Honório Serpa (PR)
Professor de Educação Física (Pref Honório Serpa/PR)
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
palavra-Didatica-tem133dfc42e9d
A
Inclui várias correntes que assumem como eixo central a valorização da educação, enquanto espaço de fomento no indivíduo das condições para a resolução por si própria dos seus problemas do cotidiano, não se limitando a uma postura simplesmente contemplativa.
B
Assume como princípio norteador a valorização do indivíduo enquanto um ser livre, ativo e social. O centro da atividade escolar não pode ser caracterizado enquanto ensino no professor, ou mesmo nos conteúdos disciplinares. O centro da atividade escolar se revela enquanto um espaço onde o discente e docente tem a oportunidade de serem ativos e curiosos.
C
Enfatiza a rigorosa programação dos passos para se adquirir o conhecimento, bem como austera programação das técnicas e dos procedimentos pedagógicos. Ela privilegia o planejamento, a organização, a condução e o controle, intensifica a burocratização e a divisão do trabalho que termina submetendo o plano pedagógico ao administrativo.
D
A função social da escola centra-se na transmissão de conhecimentos disciplinares visando à formação integral do sujeito e a sua inserção futura na sociedade. Essa formação apresenta características bivalentes, pois é um tipo de educação onde a escola é apresentada ao povo e à classe dominante.