Sobre as orientações nutricionais para pacientes com hipertensão arterial sistêmica, julgue as afirmativas abaixo, marcando V para as afirmativas verdadeiras ou F para as falsas.
( ) Uma alimentação inadequada está associada de forma indireta a um maior risco cardiovascular, que pode, ainda, ser associado a outros fatores de risco, como obesidade, dislipidemia e HAS.
( ) A restrição do sal na dieta causa uma pequena redução da pressão arterial e é a única medida não medicamentosa que reduz, de fato, o risco de desenvolver doença cardiovascular.
( ) O potássio induz à redução da pressão arterial, além do efeito protetor contra danos cardiovasculares e como medida auxiliar para pessoas submetidas à terapia com diurético.
( ) A adequação do consumo energético, visando à redução do peso, se necessário, deve integrar os objetivos do tratamento nutricional do usuário com HAS.
( ) A redução de peso é a medida não farmacológica mais efetiva para controlar a HAS, e mesmo pequenas reduções têm diminuído significativamente a pressão, bem como riscos cardiovasculares graças à melhoria do perfil lipídico e da tolerância à glicose, melhorando também a resposta à terapia de drogas anti-hipertensivas.
Marque a sequência CORRETA, de cima para baixo.