Questão
2013
IFF
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha
Agronomia/Defesa Fitosanitária (IFFAR)
ocorrencia-pragas-gra648585c4de
A ocorrência de pragas em grãos armazenados causam perdas no peso de grãos, presença de fragmentos de insetos nos subprodutos alimentares, deterioração da massa de grãos, contaminação fúngica, presença de micotoxinas, efeitos negativos na saúde humana e animal, dificuldades para exportação de produtos e subprodutos brasileiros devido ao potencial de risco de contaminação. Assinale a alternativa correta em relação às pragas de grãos armazenados: 
A
praga primária interna – destroem a parte exterior do grão (casca) e, posteriormente, alimentam-se da parte interna sem, no entanto, desenvolverem-se no interior do grão. Há destruição do grão apenas para fins de alimentação.
B
praga primária externa – perfuram os grãos e neles penetram para completar seu desenvolvimento. Alimentam-se de todo o interior do grão e possibilitam a instalação de outros agentes de deterioração dos grãos. 
C
pragas secundárias – são aquelas que atacam tanto grãos inteiros como quebrados. Essas pragas ocorrem na massa de grãos, multiplicando-se rapidamente, e causam prejuízos elevados.
D
praga primária – são aquelas que atacam grãos inteiros e sadios e, dependendo da parte do grão que atacam, podem ser denominadas pragas primárias internas ou externas. 
E
as ordens da classe Insecta a que pertencem as pragas de grãos armazenados são a Hymenoptera e Orthoptera.