A obra “Da Divisão do Trabalho Social” (1893), de Émile Durkheim, apresenta como tese central as relações entre indivíduos e a coletividade. Nessa obra, o autor procura responder aos seguintes questionamentos: como pode uma coleção de indivíduos constituir uma sociedade? Como se chega a essa condição da existência social que é o consenso? A essas perguntas, Durkheim responde, distinguindo duas formas de Solidariedade: a Solidariedade dita Mecânica e a Orgânica. Nesse sentido, a definição de ambas é:
Questão
2012
FIDESA
Serviço Social da Indústria do Pará
Professor Sociologia (SESI PA)
obra-Divisa-Trabalho7797861652
A
A Solidariedade Mecânica é uma solidariedade manifesta pelas diferenças e marcada pela crescente diferença entre indivíduos por suas crenças e tradições. Já a Solidariedade Orgânica é marcada pela semelhança, pela proximidade, interagindo partes em prol do todo.
B
A Solidariedade Mecânica é uma solidariedade por semelhança. Quando essa forma de solidariedade domina uma sociedade, os indivíduos diferem pouco uns dos outros. A Solidariedade Orgânica é aquela em que o consenso, isto é, a unidade coerente da coletividade resulta de uma diferenciação, ou se exprime por seu intermédio.
C
A Solidariedade Mecânica é uma solidariedade por simpatia: sujeitos diferentes são ligados por valores agregados que constituem o campo da moral e da ética. A Solidariedade orgânica é aquela que estabelece a noção da democracia, pela qual cada indivíduo é livre para fazer suas escolhas, uma vez que a vontade individual é superior à vontade coletiva.
D
A Solidariedade Mecânica é aquela que estabelece a noção de hierarquia social, do status social, impedindo a mobilização social. A Solidariedade Orgânica é marcada pela semelhança entre os indivíduos, estabelecendo o equilíbrio, já que todos os indivíduos são iguais.