nstruções: A questão baseia-se no texto abaixo
No campo judiciário, o século XX ficou marcado por um premonitório alerta dado por Rui Barbosa, na sua Oração aos Moços, destinada aos novos bacharéis em Direito e Ciências Sociais da Faculdade de Direito do Largo de São Francisco..
O século findou, no entanto, como se Rui Barbosa não tivesse dito que “a justiça atrasada não é justiça, senão injustiça qualificada”, e que os pobres, sempre mal defendidos, são os que “suscitam menos interesse e contra cujo direito conspiram a inferioridade na condição com a míngua de recursos”.
Agora, com o magnífico trabalho do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), denominado Estatísticas do Século XX, consegue-se, no capítulo destinado à Segurança Pública, conduzido e analisado com percuciência pela professora Maria Teresa Sadek, uma excelente chave de leitura para explicar as razões do ineficiente Sistema de Justiça, concebido pelos liberais na Constituição Republicana de 1891.
O mencionado Sistema de Justiça, a compreender o Judiciário, o Ministério Público e a Polícia, manteve-se praticamente igual no século XX, com especializações de justiças (por exemplo, justiças Federal, Trabalhista, Eleitoral) e perda de independência do Poder Judiciário durante as ditaduras Vargas e militar. Não conseguiu o Sistema distribuir justiça, na velha fórmula de inspiração tomista de dar a cada um o que é seu, substituindo o desejo das partes figurantes nos processos pela vontade da lei.
(Walter Fanganiello Maierovitch. “A justiça ainda tarda. E falha: O sistema brasileiro se manteve praticamente o mesmo no século XX.” Carta Capital, 08/10/2003, no 261, p. 42)
Se alterarmos o trecho grifado na oração como se Rui Barbosa não tivesse dito que..., ela mantém o verbo nos mesmos tempo e modo da frase original APENAS em: