Questão
2019
COTEC
Prefeitura Municipal de Taiobeiras (MG)
Fisioterapeuta (Pref Taiobeiras/MG)
nervo-facial-e-nervo989f9f61be
O nervo facial é um nervo periférico que supre os músculos da expressão facial e os dois terços anteriores da língua com fibras gustatórias e é secretomotor para as glândulas lacrimais, submandibulares e sublinguais. O nervo facial pode ser lesionado ou se tornar disfuncionante em qualquer ponto ao longo do seu extenso trajeto do tronco encefálico à face. Sua relação anatômica com outras estruturas auxilia sobremodo na localização da lesão. Uma das lesões comuns é a paralisia facial, que pode ser central ou periférica. Sobre esse nervo craniano e suas relações anatômicas e lesões, está CORRETA a alternativa:

A
Nos pacientes com lesão cortical acima do núcleo motor do nervo facial, ou seja, dos neurônios motores superiores, apenas os músculos da parte superior da face são paralisados.
B
Nos pacientes com lesão do núcleo motor do nervo facial, ou seja, dos neurônios motores inferiores, todos os músculos no lado afetado da face são paralisados.
C
A paralisia facial periférica decorre da tumefação do nervo facial dentro do canal ósseo, leva à compressão das fibras nervosas e resulta em perda temporária da função do nervo, produzindo lesão do neurônio motor superior.
D
A paralisia de Bell é um tipo de paralisia facial central por disfunção do nervo facial, na área cortical, de origem desconhecida; às vezes, é associada à exposição da face à corrente de ar frio, infecção viral ou mesmo traumatismos na face.
E
Lacerações profundas na face podem envolver ramos do nervo facial e acometer o núcleo motor principal do nervo facial, que controla os músculos da parte inferior da face.